19 3526.5000
contato@acirc.com.br

Ex-Presidentes


HUMBERTO CARTOLANO

AUGUSTO SCHMIDT FILHO

ARLINDO UNGARETTI

ANTÔNIO PADULA NETO

FRANCISCO LEAL LUCAS

ORLANDO BARROS PEREIRA

HÉLIO MIRANDA

ARVÍDIO BERZIN

ÍTALO BARBÉRIO

ANTÔNIO MARIA MARROTTI

JOÃO VEIGA SOBRINHO

NIAZI HUSSNI

FUED HELOU KRAIDE

ÁLVARO ESCRIVÃO

SÉRGIO JOSÉ DE MATTEO

FRANCISCO RODRIGUES NETO

MANOEL JOSÉ SILVA

SÉRGIO ARNOSTI

CARLOS ALBERTO MESSIAS

JOSÉ CARLOS DEGASPERI

ANTÔNIO CARLOS BELTRAME

 

ACIRC: história de compromisso com Rio Claro

Com a denominação de Associação Commercial de Rio Claro, em 30 de julho de 1922 era fundada a ACIRC – Associação Commercial e Industrial de Rio Claro, trazendo como principais finalidades: a união da classe empresarial, a luta pelos seus direitos e o trabalho pelo desenvolvimento da municipalidade.

A reunião de instalação da entidade foi realizada na Sociedade Italiana, contando com a presença de grande número de empresários locais e também do delegado da Associação Comercial de São Paulo, Alberto Gentil Pedroso.
A primeira diretoria eleita foi assim construída: presidente – Humberto Cartolano, vice-presidente – Agesilau Nociti, 1º secretário – Caetano Pezzotti , 2º secretário – Felício Serafini – 1º tesoureiro – Artur Di Guglielmo e 2º tesoureiro – João Timoni. O conselho deliberativo foi formado por Luiz Macha, Antonio Joaquim Madeira, Aristides Giorgi, Joaquim Figueiredo Costa, José Pezzotti Sobrinho, João Inforzato e Ermete Nibi.
Em 22 de dezembro de 1924, a entidade adquiriu a primeira sede, na Avenida do Commercio nº49 (atual Avenida 1 nº 437, Ruas 5 e 6). Aos 15 de março de 1931, devido a uma fusão com o Centro Commercial Rio Clarense, sua nomenclatura foi alterada para Associação Commercial de Rio Claro e Centro Commercial Reunidos, sendo elaborado um novo estatuto, aprovado pelos associados e registrado em cartório em 2 de junho de 1932.
Anos mais tarde, em 11 de dezembro de 1942, a associação passou a defender os interesses da classe rural, mudando novamente sua denominação para Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Rio Claro.
A nomenclatura atual foi determinada em assembléia da entidade, aos 11 de setembro de 1957, juntamente com a aprovação de novos estatutos.

 

A sede atual

O prédio hoje ocupado pela ACIRC foi comprado aos 4 de outubro de 1933. Na época, a entidade necessitava de um espaço maior para a realização de suas atividades, sendo feito um levantamento de custos para a construção de um piso superior em sua sede, na Avenida 1. O orçamento chegava a 50 contos de réis.
Foi então que surgiu a oportunidade de comprar um imóvel na Rua 3 nºs 137/139, onde anteriormente funcionara a fábrica de móveis Esperança. De propriedade do casal Germano e Luba Bortz, o prédio era bem maior, possuindo dois pisos, e estava hipotecado por 50 contos de réis ao comerciante Joaquim Figueiredo Costa. Interessada na compra, a associação acabou pagando apenas 30 contos de réis pelo imóvel.
Entre as décadas de 40 e 60, a associação alugou parte de suas instalações para a PRF-2 (Rádio Clube de Rio Claro). E foi também nos anos 40 (por volta de 1943), que a municipalidade alterou a numeração dos imóveis da Rua 3, quando a ACIRC passou a ser identificada nº1.431.


Foto histórica, possivelmente dos anos 20

ACIRC e PRF-2 juntas, nos anos 50-60

Grandes alterações na década de 80

Fachada atual da sede, ampla e moderna