• Botão para acessar Acircnet
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para acessar Acircnet
03/05/2021

CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS MELHORA EM ABRIL

Segundo indicador da FGV, a indústria continua sendo o único setor a registrar níveis elevados de confiança. No extremo oposto, a de serviços está muito baixa

 

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 4,3 pontos em abril ante março, para 89,8 pontos, informou nesta segunda-feira, 3/04, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador teve queda de 1,0 ponto no mês.

"Ainda que represente uma recuperação apenas parcial da queda acumulada de 12 pontos do ICE entre setembro/20 e março/21, a alta da confiança empresarial em abril é um sinal favorável quanto à possibilidade de retomada gradual do nível de atividade econômica nos próximos meses, após significativa desaceleração em março", diz Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

Segundo ele, a alta foi quase inteiramente determinada pelo componente de expectativas, já que o índice da situação atual ficou praticamente estável no mês, um sinal de um nível de atividade ainda fraco. A indústria continua sendo o único setor a registrar níveis elevados de confiança. No extremo oposto, a confiança de serviços continua muito baixa mesmo com a alta na margem.

O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a FGV, o objetivo é que o ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica. Após uma perda de 9,4 pontos entre dezembro de 2020 e março de 2021, o Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) aumentou 0,4 ponto em abril, para 89,2 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE-E) cresceu 6,9 pontos, para 90,1 pontos, após perder 18,2 pontos entre outubro de 2020 e março de 2021.

A confiança da indústria recuou 0,7 ponto em abril ante março, enquanto a construção encolheu 3,8 pontos. A confiança dos serviços avançou 4,1 pontos. Já o comércio cresceu 11,6 pontos.

Em abril, a confiança avançou em 49% dos 49 segmentos integrantes do ICE. A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 4.048 empresas dos quatro setores entre os dias 1º e 28 de abril.

 

FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO

LINK DA MATÉRIA ORIGINAL: https://dcomercio.com.br/categoria/economia/confianca-dos-empresarios-melhora-em-abril

Palavras-chave: MAIO, ESTADO SP, EMPRESARIOS, ACIRC, RIO CLARO