• Botão para acessar Acircnet
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para acessar Acircnet
13/03/2025

Hospital Público Municipal de Rio Claro é inaugurado

O Hospital Público Municipal de Rio Claro foi inaugurado em 13 de março, com foco inicial no atendimento à dengue, oferecendo 20 leitos, área de hidratação e estrutura completa para exames e internações, marcando um avanço na saúde pública do município.

 

No dia 13 de março, o município de Rio Claro celebrou a inauguração do Hospital Público Municipal, localizado na região do Grande Cervezão, na área norte da cidade. O prefeito Gustavo classificou o evento como “um marco histórico para o setor de saúde do município, que passa a contar com seu primeiro hospital público”. A cerimônia de inauguração ocorreu às 9h30, marcando o início das operações da nova unidade.

 

 

Em sua fase inicial, o hospital terá como principal foco o atendimento a pacientes com sintomas de dengue. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel, a unidade contará com 20 leitos para internação e uma área específica para hidratação de pacientes diagnosticados com a doença. A iniciativa visa desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que atualmente concentram esses serviços. O atendimento no hospital será realizado mediante encaminhamento médico, após avaliação nas UPAs.

A Fundação Municipal de Saúde reforçou que os atendimentos continuarão sendo prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e UPAs. Pacientes com sintomas leves, como dor de cabeça, febre e dores no corpo, devem procurar as UBS ou USF. Já aqueles que apresentarem sintomas mais graves, como dor abdominal persistente, vômitos, diarreia ou sangramentos, devem se dirigir imediatamente às UPAs do Cervezão ou do Bairro do Estádio. “Caso necessário, os pacientes serão encaminhados ao hospital municipal para tratamento especializado”, explicou Mestrinel.

O Hospital Público Municipal de Rio Claro está equipado com leitos de UTI, enfermaria, duas salas cirúrgicas e oferecerá exames de imagem e laboratoriais. O prédio, com dois andares, integra um complexo de saúde que a prefeitura está desenvolvendo na região norte da cidade. A construção do hospital contou com investimentos municipais, recursos do Claretiano – Centro Universitário e repasses federais, obtidos por meio de emenda do deputado federal Miguel Lombardi.

A inauguração do hospital representa um avanço significativo na estrutura de saúde do município, prometendo maior eficiência no atendimento à população e reforçando a capacidade de resposta em situações de emergência, como o combate à dengue.

 

 

Palavras-chave: ACIRC-OFICIAL